terça-feira, 7 de maio de 2013

VEREADORES DE BH BRIGAM PELO DIREITO A MENSALÃO - Assim como quase todos os legisladores deste País



Vereador vem de “verea”, originário do grego antigo, significando vereda, caminho, ou seja, Vereador deveria ser o que vereia, trilha, orienta os caminhos. Deveria, mas, não é o que todos vemos na prática.

Nesta terça-feira, 07/05/2013, vereadores da Capital dos mineiros protagonizaram uma discussão que serve bem de exemplo para mostrar que estão ali para tudo, menos para desempenhar as verdadeiras funções para as quais foram eleitos.

Ao invés de discutirem projetos de leis ou as políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, duas das quatro principais funções dos nobres edis, optaram por expor as suas estratégias para não terem que cumprir com as outras duas, quais sejam, fiscalizar a Administração e apreciar e julgar as contas públicas dos administradores e apurar as infrações político-administrativas por parte do prefeito e dos vereadores.

O motivo da briga foi a disputa por cargos na Prefeitura. De um lado, o vereador professor Wendel, que é do mesmo partido do prefeito, reclamando que não conseguiu “emplacar” nenhuma indicação sua para ocupação de cargo no Poder Executivo, Poder que ele deveria fiscalizar. De outro lado, o vice-presidente do Legislativo, Wellington Magalhães, vangloriando-se de ter tido mais capacidade que o colega para se vender para o Executivo, tendo emplacado até secretário-adjunto, além de outros correligionários em escalões menores.

O motivo da briga desta tarde pode ter ficado restrito a esses dois vereadores, mas, essa não é a exceção, infelizmente, é a regra!, e também não é um privilégio do Legislativo de BH. Isso é o que ocorre em todos os legislativos deste País, municipais, estaduais e federal.

E sabe que nome dar a essa prática nefasta em que um poder se vende para o outro? MENSALÃO!

Todos os meses os chefes dos poderes executivos utilizam o dinheiro do povo para pagar apadrinhados dos legislativos objetivando a aprovação de leis, de contas e de outras formas de corrupção praticadas.

Isso é MENSALÃO, sim!

Leonel Porto

2 comentários:

  1. Leonel boa noite!
    Sempre me pergunto até quando o País suportará toda a imoralidade politica, todo saque promovido aos cofres O servilismo o corporativismo a corrupção parece que neste governo esta institucionalizando!
    Mas, a luta continua e temos o dever de expor os desmandos, e contribuir para que um numero maior de pessoas tenham acesso a estas informações! Até mais Parceiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Marilsa!

      O Brasil, infelizmente, não está próximo de ver o fim de tanta imoralidade, de tanta corrupção. Só uma revolução através da Educação poderá libertar o povo brasileiro de tudo isso, mas, isso está muito longe de acontecer. Seria um trabalho que duraria uma geração e os nossos políticos trabalham em função de eleições que ocorrem a cada dois anos.

      Enquanto não acontece, nós, que ainda temos a capacidade de nos indignarmos, precisamos dar o grito toda vez que somos insultados por essa canalha que ocupa os espaços que deveriam ser preenchidos pelos bons.

      Obrigado pelo apoio e pela parceria!

      Excluir